linguagem de programação em C#


linguagem de programação em C#










          PROGRAMAÇÃO EMLINGUAGEM C



Exemplo de um Programa

// Exemplo de programa em C
// Isto é uma linha de comentário
voidmain()
{
int a;            // declara a variável "a"
   a = 3 + 2;        // soma 3 com 2

  • Um programa em C é composto por um conjunto de Funções. A função pela qual o programa começa a ser executado chama-se main.
  • Após cada cada comando em C deve-se colocar um ; (ponto-e-vírgula).
  • Um programa em C deve ser Identado para que possa ser lido com mais facilidade.

Identificadores

São os nomes que podem ser dados para variáveis e funções.
Para a escolha destes nomes é necessário seguir alguams regras:
  • Um identificador deve iniciar por uma letra ou por um "_" (underscore);
  • A partir do segundo caracter pode conter letras, números e underscore;
  • Deve-se usar nomes significativos dentro do contexto do programa;
  • C é uma linguagem case-sensitive, ou seja, faz diferença entre nomes com letras maiúsculas e nomes com letras minúsculas.  Peso   e  peso são diferentes;
  • Costuma-se usar maiúsculas e minúsculas para separar palavras: "PesoDoCarro";
  • Deve ser diferente dos comandos da linguagem;
  • Deve ter no máximo 31 caracteres (no caso do TurboC);
  • Pode conter números a partir do segundo caracter;
  • Exemplos:
Idade, Contador, PesoDoCarro,
Usuario_1, CorDaPagina, RaioDoCirculo

Variáveis

Uma variável é uma possição de memória que pode ser identificada através de um nome.
Podem ter seu conteúdo alterado por um comando de atribuição.
Após a atribuição mudam de valor.
inta,b, SomaGeral;
a = 3; // a recebe o valor 3
b = a * 2; // b recebe o dobro do valor de a 
c = a + b + 2; // c recebe 11

Tipos de Variáveis

  • Todas as variáveis em C tem um tipo;
  • Cada tipo define os valores que a variável pode armazenar;
  • Cada tipo ocupa uma certa quantidade de nemória.
Tipo  
Valores Válidos
char
letras e símbolos:   'a',  'b', 'H', '^', '*','1','0'
int
de -32767 até 32767 (apenas números inteiros)
float
de -3.4 x 1038 até +3.4 x 10+38com até 6 dígitos de precisão
double
de -1.7 x 10308 até +1.7 x 10+308com até 10 dígitos de precisão

Declaração de Variáveis

  • Todas as variáveis tem que ser declaradas antes de serem usadas;
  • Não há uma inicialização implícita na declaração
// Exemplo de programa em C

  

#include    //  Arquivo de cabeçalho (header)

voidmain()

{ 

int contador;            // declarações simples

floatPrecoDoQuilo;

doubleTaxaDeCambio;

   char LetraDigitada;

intIdadeManoel, IdadeJoao, IdadeMaria;  // Pode colocar mais de uma variável na 

                                            // na mesma linha
doubleTaxaDoDolar,

TaxaDoMarco,

TaxaDoPeso,        // Também pode trocar de linha no meio

TaxaDoFranco;        
.......  

}

Inicialização de Variáveis na Declaração

// Exemplo de programa em C

  

#include    //  Arquivo de cabeçalho (header)

voidmain()

{ 

intNroDeHoras = 0;            // declara e inicializa com Zero

floatPrecoDoQuilo = 10.53;    // declara e inicializa com 10.53
doubleTaxaDoDolar = 1.8,
TaxaDoMarco = 1.956,
TaxaDoPeso = 1.75,        
TaxaDoFranco = 0.2;        
.......  

}

Constantes

Constantes são identificadores que não podem ter seus valores alterados durante a execução do programa.
Para criar uma constante existe o comando #define que, em geral é colocado no início do programa-fonte.
Exemplos
#define LARGURA_MAXIMA 50           // Não se coloca ponto-e-vírgula após o valor

#define NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA 7

#define NRO_DE_HORAS_DO_DIA 24

#define VALOR_DE_PI  3.1415
voidmain ()

{

intTotalDeHoras;

  

TotalDeHoras = 10 * NRO_DE_DIAS_DA_SEMANA * NRO_DE_HORAS_DO_DIA;

......


Comentários